14.9.09

Pela mudança

Nestes últimos tempos, não tem havido muita coisa que me tenha tocado verdadeiramente (sem segundas leituras, por favor). "Playing for Change" foi uma dessas poucas. Tocou-me a sério, lá no fundo, a ponto de quase soltar as lágrimas. Não por tristeza, mas pela sensação indescritível que é poder voltar a acreditar na humanidade e naquilo que de bom pode sair de nós, como raça e como seres sensíveis.

Já conhecia o projecto há algum tempo (o Isidro até tinha já falado dele na "sua mesada", em Janeiro, eu já conhecia bem antes disso). Mas como tem crescido! Começou com a ideia de juntar sons de músicos de todo o mundo sem os reunir fisicamente (se bem que isso já tenha também acontecido). EUA, Índia, Israel, Congo, Irlanda, Holanda, Zimbabué, Gana, França, Itália, Espanha, Nepal e até de Portugal.
"World Music" na sua verdadeira acepção. Mas não falamos dos famosos, mas antes dos bons, estejam eles onde estiverem. E normalmente estão (infelizmente ou não) nas ruas.

E até neste pormenor o projecto é brutal! É que "change", em inglês, tanto significa mudança (a que se pretende, que se procura) como "trocos" (que é aquilo que estas pessoas estão habituadas a receber como paga).

Por quem são, visitem o site, aqui. Nos diversos "episódios" encontrarão a progressão do projecto. Os melhores são, sem dúvida, os episódios 2 (o que lançou tudo), 3, 4 e 7. Vejam-nos até ao fim, é impossível não ficar profundamente apaixonado. Como eu.

Sou fã. E já encomendei o CD/DVD (pela simpática quantia de 15 euritos, portes incluídos).

1 comentário:

  1. Pois é amigo.
    O projecto é interessante... e criosamente também ando de olho nele, desde que o descobri!
    Abraço

    ResponderEliminar

Mandem lá vir, então.