3.8.09

A verdade está lá fora

Não sou nacionalista. A maior parte de nós, portugueses, não o é, antes pelo contrário. Mas também não comungo da opinião da maioria de que não valemos nada e que é por isso que estamos onde estamos, no cu da Europa.

O Dr. Carlos Faro, responsável do Biocant, disse, numa palestra que tive o prazer de presenciar, que os investigadores estrangeiros que trabalham naquele local garantem que somos bons. Melhores até que a norma. Temos é muito pouca auto-estima e auto-confiança e isso mina aquilo que podemos vir a ser.

De uma forma ou de outra, enche-se-me o peito de uma sensação estranha quando ouço (dizem-me, vejo, sei) que servimos de inspiração a alguém.

É o caso da brasileira Flávia Pagotti Silva,
arquitecta e designer, que partiu dos azulejos portugueses que decoram as fachadas das algumas casas no estado do Maranhão para desenhar esta cadeira. Mesmo não sendo brilhante, é prova de que o que para alguns é velho, desactualizado e empoeirado, para outros pode ser inovador, original e fresco (sem segundas leituras).

A opinião mainstream é que somos pouco originais. A verdade talvez seja outra. Nós é que não a vemos por estarmos do lado de dentro. E como era dito no genérico do Ficheiros Secretos, "the truth is out there"...

3 comentários:

  1. Olá Fresco
    :)

    É com agrado que vejo este teu novo projecto, penso que vai dar um contributo na divulgação do design e ao mesmo tempo enriquecer a mente de todos os teus leitores.

    Como aluno de design e multimédia, tenho o vício de todos os dias consumir um pouco de informação em sites e blogs...vou deixar aqui o exemplo de alguns deles que têm sido uma fonte de inspiração e apredizagem para mim.




    designmultimedia.pt.vu (Sou um dos Moderadores)

    site dos alunos e professores de Design e Multimédia da Universidade de Coimbra onde podemos encontrar varias news de design bem como trabalhos de alunos e professores.



    designflakes.com.br

    site brasileiro onde podemos encontrar notícias ,curiosidades e muitos links de sites e blogs sobre design.


    abduzeedo.com

    um excelente sitio onde encontramos vários trabalhos que nos abrem a mente para novas ideias...fonte de inspiração para muitos colegas meus, nos trabalhos da universidade.Também tem noticias, entrevistas e tutorias de alguns programas de edição gráfica.


    obsidiandawn.com

    tutoriais e muitos conteudos gráficos para download


    sosdesigners.com

    local onde podemos encontrar tecnicas e dicas para usar nos vários softwares de design

    abaço e bons posts

    ResponderEliminar
  2. sinceramente acho que tens razão, somos donos de uma auto-estima muito baixa e achamos sempre que o que vem de fora é sempre melhor. já estamos tão imbuídos neste pessimismo que dificilmente conseguimos sair dele e ver algum valor no que é nacional.

    é uma pena.

    ResponderEliminar
  3. pois, concordo plenamente com a Nabiça
    ...o que fazer para mudar esta nossa maneira de olhar para o que é feito cá? ...não sei

    No outro dia um colega meu apareceu com uma camisola (bem CARA) com a bandeira dos States estampada a grande escala no peito. (muitos de vocÊs já devem saber a marca da camisola)
    Eu perguntei-lhe "tinhas comprado a camisola se tivesse a bandeira de portugal?"
    ...acho que não preciso de vos dizer a resposta que tive

    .

    ResponderEliminar

Mandem lá vir, então.