31.7.09

slowLIFE?

A slow food é um movimento criado em 1986 em resposta ao conceito das grandes cadeias de restauração – como McDonald's, Kentucky Fried Chicken ou Pizza Hut –, contra a padronização dos gostos e em defesa da identidade gastronómica. Esta reacção, embora pertinente, não surgiu de imediato. Durante algum tempo, o conceito fast food agradava (para muita gente, agrada ainda). Primeiro porque era moda. Depois porque era mais barato e (à La Palisse) mais rápido.

Mas a rapidez tem sempre um preço. No que respeita à comida, são as gorduras (porque fritar é mais rápido que cozer ou grelhar), são as enormes quantidades de calorias e as verdadeiras bombas de açúcar, e é a duvidosa qualidade do que vai à frigideira, à chapa ou ao forno. Por mais que a publicidade o procure ocultar. A incessante procura do mais barato é, na minha opinião (se é que esta vale alguma coisa), uma das causas maiores da decrepitude da nossa sociedade.

Esta é uma sociedade que procura tudo cada vez mais rápido e mais barato. A qualidade já não interessa. Não interessa a criatividade. Nem o indivíduo. O que interessa é trabalhar cada vez mais, por cada vez menos. E, com a crise, há cada vez mais pessoas dispostas a isso. A viver à pressa, a engolir sem mastigar, a defecar sem digerir, a lamber a vida sem lhe sentir o gosto...

O preço a pagar pela adopção de uma fast life é muito mais elevado do que na fast food. Podemos facilmente recuperar de uma má refeição, mas cada momento desperdiçado com uma vida vivida à pressa é irrecuperável, insubstituível.

Não, este blogue não tem lições de moral. A não ser, vá lá, esta. Este blogue pretende apenas ser (sem grandes preocupações de estilo) um espaço de reflexão (com clichés como este) sobre a arte, a espécie humana (as suas relações interpessoais e com o mundo) e o design.

Aqui cabem as pessoas: a criatividade dos outros como fonte de inspiração pessoal (assim como a minha criatividade como esperança de inspiração alheia) e o design como elemento modificador de realidades, do futuro e
integrador do tudo o resto. São as marcas que vão sendo deixadas por aqueles que acham que podem fazer a diferença. São uns miseráveis restos de humanidade que ainda nos vão sobrando. E são os amigos. Acima de tudo, os amigos.

Este blogue é também um esforço para manter frescas as convicções, que
murcham no quotidiano, gasto a ganhar a vida. E levantar alto os ideais, moeda de troca de pouco valor nos tempos que correm, mas que acalentam a alma.

Nada podemos fazer quanto à velocidade com que a vida passa por nós. Mas sem dúvida que temos uma palavra a dizer no que respeita à rapidez com que passamos pela vida.

Slow life como slow food. Uma boa refeição não demora mais tempo que uma má. Sabe é muito melhor...

3 comentários:

  1. mas que belo arranque desta tua BLOGaventura!
    esta tua frase "uma boa refeição não demora mais tempo que uma má. Sabe é muito melhor..."
    SIMPLESMENTE GENIAL!
    e logo eu que tenho andado ultimamente a viver uma vida tipo fast food. Tenho que tentar escolher melhor os "alimentos" e não cair na tentação de "doces e outros venenos".

    muito bom!
    noca

    ResponderEliminar
  2. Hummm, para um artista gráfico de carreira, confesso que esperava de ti uma galeria de fotos no olhares ou algo assim, mas lá estás tu a surpreender, comme d'habitude...
    Vá lá então. E não te esqueças, bons posts escrevem-se sem pressas...
    JR

    ResponderEliminar
  3. não quis ser a primeira porque é muita responsabilidade... em primeiro lugar um bem haja à tua iniciativa de iniciação na blogosfera, embora os tempos estejam um pouco mortos por estas bandas por isso é sempre bom "carne fresca"!
    Cá espero ler as tuas palavras, aprender contigo (sem querer colocar-te qualquer tipo de pressão...!) e de vez em quando mandar umas bacuradas, embora não tantas quanto o enrico porque não chego aos calcanhares do mestre.

    ResponderEliminar

Mandem lá vir, então.