28.11.09

Sign of the Times (New Roman)

Muitas vezes, uma boa ideia não é a mais rebuscada (a regra de ouro do design não é mesmo KISS ["keep iy simple, stupid"]?). Outras tantas, a solução para um problema está mesmo ali à mão.

A imagem da Digitallphone, uma pequena loja de soluções de comunicação em Febres, pode não ser brilhante (nem a modéstia mo permitiria), mas será, no mínimo, um interessante exercício de design.

Tudo reside num único argumento aglutinador: todos os elementos gráficos da marca fazem parte do mapa de caracteres da… Times New Roman. Tudo isto numa palete de cores básica: preto, branco e azul cyan.

Vantagens? Uma imagem congruente, inconfundível, e a possibilidade do cliente ter o logótipo sempre à mão, podendo recriá-lo, em segundos, no Word, no MSN ou com meia dúzia de comandos html. Não acreditam:

((digitallphone))

Would it be possible to keep it simpler, Henrique?

3 comentários:

  1. Henrique30.11.09

    Ora bem! less is more and in this case, definitively more!

    Acho que ficou bem esgalhado visto que é simples e adequado ao cliente e ao ramo .
    Quem diria que o uso de uma Times que pra maioria dos designers já é obsoleto poderia resultar em algo " moderno " ( e dsc as aspas ). Neste logotipo temos tudo o que eu penso que deve ser transmitido:
    - Uma imagem clara e nítida do ramo a que pertence
    - a transmissão de tradição e confiança ( é um bom uso de uma tipografia serifada )
    - o uso de cores directas e fáceis de reprodução ( preto azul CYan e branco qualquer máquina o consegue fazer e se eu precisasse de um cartão ou de um papel de carta facilmente conseguia fazer mais tiragem sem ter que recorrer Às gráficas )

    agora um ponto vantagem e tb desvantagem é a fácil reprodução do logotipo por qualquer indivíduo , até que ponto é que é necessário essa simplicidade, não deverá haver um nível de protecção do logo mais complicado que o uso de uma fonte com o kerning ajustado*?
    A verdade é que essa facilidade permite a personalização de qualquer suporte digital muito rapidamente e eficazmente mas será o suficiente para justificar o logotipo?


    Fresco isto tudo para te dizer

    Parabens :P o logotipo está mt bom! é destes trabalhos que eu gostava de ver mais, aqui no teu blog!

    keep it simple!


    abraço!

    ResponderEliminar
  2. Amigo, acho que este logo já me tinha chamado a atenção.
    É certo que o conceito parece visto, mas basta uma conjugação perfeita de pequenos factores, para dar nisto. As cores são mágicas, neste caso!
    Bem esgalhado e apelativo.
    O nosso amigo vai vender mais com a ideia do logo assim esgalhada.
    Ele merece. E tu!

    E tu que costimas andar à caça de imagens apelativas para publicidades loucas... um dia destes ainda me apanhas no Dreamstime.

    Agora tenho por lá umas coisas à venda.
    E já facturo algo.
    Abraço

    ResponderEliminar
  3. e quem é que disse que o tipo de letra: Times New Roman - é demode? Poder-se-á partir deste pressuposto se observarmos apenas que se trata da fonte oficial que impera nos meios académicos. No entanto, convém referir que o que é no passado que por vezes encontrámos as soluções para o futuro! E não, não estou a falar de Nostrudamus... futurologia é com Ronald Emmerich e o seu filme 2012!

    ab.
    LMP

    ResponderEliminar

Mandem lá vir, então.